top of page

Procure ajuda, provavelmente você não consiga sozinho(a).

Com você a cada passo do caminho

Depressão

Normalmente atrelam depressão à tristeza, porém ela esta ligada a falta de energia libidinal, as coisas perdem o sentido, não existe estimulo para realizar o que antes era interessante, divertido ou necessário, um sentimento de que ninguém se importa, de solidão.


A tristeza pode ser um sintoma da depressão,  por conta do sentimento de solidão e de incapacidade ou vontade de realizar que se encontra, mas o que deve ser percebido é a necessidade de se fechar, se afastar das pessoas, deixar de fazer as coisas que antes era agradável.


Fique atento(a), pois a depressão não acontece de uma hora para outra, se você começar a não ver sentido em realizar coisas que antes lhe era agradável, se sente compelido a se afastar das pessoas, pois os assuntos não interessam , deixam de ser divertidos ou interessantes, ou achar que VOCÊ não é interessante ao meio e  que seus objetivos estão se esvaindo, procure ajuda o quanto antes, pois depressão não é frescura é uma patologia séria e sair dela só, não é fácil. 

Arte performática
melancolia.jpg

Melancolia

Na melancolia, a pessoa se sente vítima das circunstâncias, destrói-se na sua estima, acredita ser uma pessoa má e sem capacidade de  se desenvolver, e procura um culpado para sua situação. Demanda grande quantidade de energia em infringir sofrimento, à quem ela acredita ser culpado de seu sofrimento. O melancólico, pode desde ir degradando sua saúde, ate atentar contra a própria vida, no intuito de ferir o outro.

Transtorno de Ansiedade

Ansiosos(as), estão sempre preocupadas com sua capacidade de realização,  com o dia de amanhã.  Tem tendência muitas vezes  à auto-sabotagem, pois não se permitem muitas vezes conquistar coisas por conta de se sentirem incapazes de atender expectativas. São pessoas que sentem necessidade de manter tudo sob controle, qualquer movimento diferente, torna-se uma ameaça a seu bem estar. Por muitas vezes em momentos de crescimento, vestibular, busca de melhor oportunidade profissional e até uma conquista no campo do relacionamento,  causam sensações físicas e emocionais que os impedem o intento.

ansiedade.jpg
atendimento loko.jpg

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Quem sofre de TOC, criam rituais repetitivos, que podem muitas vezes ocupar o dia inteiro e trazer consequências negativas na vida social, profissional e pessoal. Esse ritual é chamado de compulsão, um tipo de comportamento irracional e repetitivo que segue um padrão de regras e etapas extremamente rígido, geralmente pré-estabelecido pela própria pessoa, que acredita ser essa a única forma de lidar com suas ansiedade.
É muito comum que pacientes com TOC acreditem que, se deixarem de cumprir o ritual, algo terrível poderá acontecer. Esse comportamento tende a agravar-se à medida em que a doença não é tratada ou diante de algum evento estressante ou traumático. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são muito importantes e essenciais para a recuperação.
Alguns exemplo de comportamento: 
- Andar e não pisar em linhas ou separações de piso.
- Verificar diversas vezes se coisas estão realmente desligadas, como luz e gás
Entre outras tantas manias

Transtorno Alimentar

Na anorexia, existe uma distorção de imagem, a pessoa se priva de alimento, na busca, do que acha , ser o corpo perfeito. São pessoas que se orgulham da privação e por manter fixos seus objetivos, são muito auto-crítica, distorcendo imagem do prazer em sacrifício. O problema é que essa perda brusca de peso e privação, pode levar a morte.


Na bulimia, existe uma sensação de perda de controle e culpa, evolui entra a ingestão exagerada de comida e a tentativa de expelir o exagero, através do vômito forçado, uso exagerado de laxantes. O bulímico está sempre  preocupado com sua aparência, principalmente  em relação ao peso. O bulímico, diferente do anoréxico, sente-se envergonhado, por não conseguir controlar sua compulsão .


Os casos de transtorno alimentar, estão diretamente ligados a percepção de prazer , ou por entender que seu prazer está ligado ao sacrifício ou que seu prazer não deve ser exercido e se exercido deve ser expurgado por ser impróprio. 

transtorno-alimentar_edited.jpg
alcoolismo.jpg

Alcoolismo

O alcoolismo está ligado à  compulsão em ingerir bebida alcoólica, a pessoa não consegue ficar sem ingerir ou não consegue controlar quando começa. Tem sintomas de abstinência física, como náusea, suor, tremores e angústia, quando se para de beber,  necessidade de doses maiores de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância.
Sentem uma necessidade de fugir de algo que não conseguem preencher no vazio que sentem. 
Quanto antes o tratamento, melhor para trabalhar a função que a bebida está tendo na vida.

Drogas

Drogas são substâncias, naturais ou sintéticas, que causam alguma alteração no funcionamento do organismo. Essas alterações dependem do tipo de droga consumida, da quantidade utilizada e das características pessoais de quem as utiliza.

 Historicamente a humanidade sempre procurou por substâncias que produzissem algum tipo de alteração em seu humor, em suas percepções, suas sensações. Os motivos que levam algumas pessoas a utilizarem drogas variam muito. Cada pessoa tem necessidades, impulsos ou objetivos que as fazem agir de uma forma ou de outra e a fazer escolhas diferentes. 

A droga desenvolve uma função na vida da pessoa,  como o movimento de punir, por se sentir vítima das circunstâncias, se sentir injustiçado com respeito às expectativas, não reconhecido e acreditar que  quem  lhe causou mal deve sofrer, através do vislumbre de sua própria situação.

drogas.png
esquizofrenia7.jpeg

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar , provoca oscilações imprevisíveis no humor, variando entre depressão, que consiste em tristeza e desânimo, e mania, impulsividade e característica excessivamente extrovertida. Essa pessoa pode desenvolver compulsão em compras, onde durante o ato da gastança se mostra extremamente eufórica e na sequência, pode cair em extrema tristeza por se sentir culpada em comprar tantas coisas desnecessárias e que pode gerar alguma desavença financeira, entre outras situações que podem ocasionar essa montanha russa de emoções.

©2019 por Psicanalista Eduardo Cardoso. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page